Meu primeiro apê: como fazer planta baixa e o projeto dos móveis

vamo botar a mão na massa? vaaaamoooooo

Oi, gente. Seguinte: eu sou a louca do planejamento e organização, né. Isto posto, é óbvio que quis organizar os móveis no apartamento antes de comprá-los, pra ver o que fica melhor onde, o que cabe, o que não cabe…

Por onde começar?

Perguntando pro locador/imobiliária se eles possuem a planta baixa do imóvel. A planta baixa nada mais é do que o desenho dos ambientes com as medidas das paredes, portas, etc.

Mas vah, e se não tiver a planta baixa pronta?

Daí você vai ter que ir no local, tirar as medidas de tudo e fazer seu próprio desenho. Como? Eu recomendo que você, primeiramente, faça um desenho à mão mesmo, com base no que você lembra do lugar, pra poder anotar as medidas conforme for tirando ali mesmo. Porque escrever “parede entre a porta e a janela”, “parede entre a janela e o corretor”, “parede entre a pia e o fogão” etc não parece muito prático, né?

Eu desenhei num papel pequeno demais, então recomendo que você faça em uma folha A4 mesmo, pra poder anotar todas as medidas necessárias sem ficar essa bagunça que ficou o meu desenho.

no final ficou esse caos aí. mas eu entendi tudo

Mas é importante anotar tudo mesmo, tipo a distância entre a parede e a porta, entre a parede e a janela… Anotar o local de todas as tomadas da casa também ajuda na hora de planejar. Eu esqueci algumas coisas e depois senti falta na hora de fazer o desenho. Tive que ir meio no chute, e isso não é o ideal. Também tirei foto de todos os cômodos, então eu pude ver depois se esqueci alguma tomada ou detalhe. Tire fotos.

mas é só do apartamento, tá? selfie com apartamento vazio é meio triste. mas se quiser pode

E agora? Em que programa eu faço isso?

Olha, dá pra fazer até no paint. Mas não recomendo porque você não vai poder manipular as formas depois de criá-las. Eu fiz no illustrator e foi sucesso. Pra fazer a planta com as medidas exatas, eu converti centímetro pra pixel. Primeiro, na hora de criar o documento, mudei a unidade de medida pra PIXEL. E como meu apartamento tem aproximadamente 50m², criei um documento com um pouco mais de 500 pixels. Deu pra entender?

Daí eu comecei a desenhar com linhas cada um dos cômodos, convertendo os centímetros em pixels e criando as formas necessárias. Bem simples. Indiquei as janelas e tomadas também, além das portas e fiz uma simulação do que seriam as portas se estivessem abertas. Também desenhei tudo que tem de fixo no apartamento, tipo as pias, vasos, box, tanque e interfone. Algumas tomadas dos banheiros eu não coloquei na planta, mas como não vou precisar colocar móveis nos banheiros, não me incomodei em ver as fotos pra localizar elas.

O resultado

A planta baixa nas medidas exatas.

até que ficou bonitinho, vai. mas as cores ficaram saturadas na hora de exportar o JPEG e fiquei com preguiça de arrumar. desculpa aí

Tá, vai, eu não fiz certinho as medidas entre um cômodo e outro porque não medi as paredes do “corredor”. Mas é igual o lance das tomadas. Eu fiz essa planta pra poder colocar os móveis ali e ver como ficaria. Então eu preciso das medidas exatas de cada cômodo, a distância entre eles não influencia em nada além de deixar a planta esteticamente correta.

Dica extra: não tem a ver com os desenhos, mas com organização. Conte a quantidade de lâmpadas que você vai precisar! Por exemplo, apesar de ter apenas 8 “cômodos” no meu apartamento, vamos precisar de 11 lâmpadas. Isso evita que você tenha surpresinhas desagradáveis.

Desenhando os móveis

Então, eu fui pegando as medidas dos móveis que quero comprar e convertendo os centímetros pra pixels, mesma coisa do restante. Daí coloquei cada um no seu lugar e o resultado foi esse abaixo.

o cinza mais clarinho ali são os tapetes que não precisava mas eu quis botar

A parte boa de fazer tudo isso é que pude ver certinho como vai ficar cada coisa. Se tem mais espaço pra móveis maiores, se dá pra uma pessoa passar tranquilamente entre uma coisa e outra… Dá pra pensar o que mudar sem ter que ficar carregando os móveis pra lá e pra cá… enfim, eu achei excelente. Ah, a ideia é da Ani, do blog Doce Quotidiano.

Também pensei em fazer em algum programa de modelagem 3D, tipo o sketchup… mas, honestamente, não vale a pena. Eu ainda não sei os móveis exatos que vou comprar e desse jeito foi BEM mais rápido e prático, e atendeu todas as minhas necessidades.

eu o tempo todo nas últimas semanas

Deu pra entender tudo? Ficou alguma dúvida? Conta pra mim o que achou e/ou se você fez algo parecido! Lembre-se que eu só sei se você gostou do post se você comentar alguma coisa, tá? Beijão

Share Button

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Ninguém comentou aqui ainda, aproveita!

Notify of
avatar
wpDiscuz