Fichários para bullet journal/planner A5 e qual é o meu

peguei do pinterest pra ficar bonito, desculpem.

A galera chama de planner também, só pra você ficar ciente. E os bonitões são caros pra cacete (perdoe meu francês), mas é que é muito caro mesmo.

É praticamente impossível achar um fichário A5 bonito aqui no Brasil num preço legal. Então eu vou apresentar as opções e você decide o que vai fazer da sua vida.

O meu fichário

É simplezinho de tudo. Ou era, até eu fazer arte, hihihi. Comprei na Kalunga por R$ 13 porque eu tava louca pra começar logo o bujo e não tinha grana pra investir em nada mais elaborado, e deu certo pra mim. Mas claro que eu queria/quero algo melhor, mas ele foi ótimo pra começar. Tamanho A5, que é metade de um A4, porque eu acho o ideal pra mim.

capinha sem graça, eu sei
mas é funcional, gente..
o mundo é sujo.

Por que eu uso fichário?

Porque eu mudo muito as páginas do bullet journal. Não conseguiria manter um bujo fixo, num caderninho, e ser feliz assim. Eu crio coisas novas o tempo inteiro, mudo a ordem, coloco desenhos, altero tudo… daí um fichário funciona melhor pra mim. E também porque eu não preciso ficar carregando pra lá e pra cá, então não tenho problema com isso de os furos soltarem um pouquinho mais do que o inicial (acontece com o passar do tempo, quem já teve fichário deve saber do que eu to falando).

Qual fichário eu devo comprar, vah?

Comece com um simples, pra ver se você gosta. Eu paguei 13 reais no meu, sabe? Não foi um investimento alto. Você também pode pedir um em uma lojinha do elo7, comprar de quem faz e coisa e tal, incentivar pequenos empreendedores. Tem uns lindos lá, é só pesquisar no google por “fichário A5” e “fichário A5 com bolso” que encontra umas opções bonitinhas por até 50 reais que valem a pena, tipo esse daqui.

Se você for habilidoso ou habilidosa, você pode fazer o seu próprio fichário, tem esse tutorial legalzinho com papel de presente, super simples, por exemplo.

Eu fiz meu próprio tutorial com papel contact e ficou super fofinho, você pode conferir ele aqui.

Os planners legais de verdade

São esses nenéns aqui, com bolso, botão, fecho e tudo mais, que você pode colocar enfeite, clips, post-its e muitas coisas bonitas. A marca mais conhecida de planner é a Filofax, mas só se encontra fora do país ou em lojas que vendem produtos importados, por preços acima de R$ 200 golpes. No mercado livre você também acha nessa faixa de preço. Acho que não vale a pena, se você quer saber a minha opinião. Tem a Tilifax também, que vende uns planners de couro por preços absurdos mas a minha opinião se mantém. Acho que só vale a pena comprar essas coisas se você viaja pra fora e compra lá. Quem pode falar disso direitinho é a moça da Meu reino de papel, e você pode ver o pinterest dela clicando aqui.

quero morar nesse planner, por favor.
filofax, querida!

Uma opção a longo prazo é você comprar um planner chamado “Macaron” no aliexpress ou ebay, sai uns 70/80 reais e demora um pouco pra chegar, mas é lindo demais e pelo menos você vai ter. É o que eu pretendo fazer assim que tiver uma graninha. Veja as opiniões, avaliações, fotos, tudo certinho antes de comprar, tá bom?

tchutchucos.

 

O que importa, no final das contas?

Comprar um fichário. Ou um caderno. Ou umas folhas em branco e empilhar elas com clipe de papel. Gente, o importante é se organizar, seja de um jeito elaborado ou não. Organização é tudo nessa vida pra quem é louco perfeccionista que nem eu e até pra quem não é. Bullet journal auxilia a cuidar da saúde mental e eu incentivo demais todo mundo a controlar a rotina sim. Vai, faz. Começa com algo simples, o importante é fazer. <3

Share Button

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Ninguém comentou aqui ainda, aproveita!

Notify of
avatar
wpDiscuz