Como encapar um fichário A5 com papel contact

Passo 1: não faça. Brincadeira. É que não gostei taaaanto assim do acabamento. Se eu pudesse dar só um conselho pra você, seria esse: use filtro solar faça todo o processo abaixo com tecido. Pode ser tecido normal ou tecido adesivado. Acho que vai ficar muito mais bonito, de verdade. O próximo eu vou fazer de tecido pra ver qualé.

Materiais que eu usei:

1 fichário A5 de sua preferência (o meu é da kalunga, como expliquei no outro post sobre o assunto)
1 metro de papel contact (comprei 1,5m e sobrou MUITO)
Papel cartão
Fita dupla face
Elástico fininho (comprei em um Armarinhos)
Aplique de flores (também no Armarinhos)

Aviso importante: o post tá grande e cheio de fotos, tá bom? e as fotos estão ruins, porque eu tava registrando tudo no snapgram enquanto isso e é muito difícil registrar em dois lugares ao mesmo tempo com qualidade (eu fiz mal e porcamente nos dois), sei não como que as pessoas conseguem.

TUTORIAL:

Antes de tudo, limpa o fichário, a mesa, tudo. Tive que cortar o elástico do fichário, mas tudo bem porque eu providenciei outro

Pega o papel contact, vê o tamanho do fichário e corta o tanto que você acha que vai precisar pra cobrir a parte externa

 

assim, ó:

agora tire o papel que protege e coloca o fichário no meio

já pode começar a dobrar as bordinhas pra dentro, com calma, cortando os cantos, veja

talvez você tenha que fazer umas gambiarras, tipo cortar mais ali no meio, igual eu fiz. segue sua intuição, você é dono de si mesmo. he-he

gambiarra é algo chato que a gente tem que aprender a conviver, sabe?

quase lá, gente.

hora de recortar a parte pra cobrir dentro, certinho, tá? não vou explicar essa parte porque acredito no seu potencial

o outro lado também. recortei direto, sem dividir em dois, mesmo tendo a “dobra” ali do meio e nem deu ruim, deus no comando

não faz bolhinha exatamente, mas ele parece que não adere direito ao material do fichário, então eu fiquei apertando bem e passando um paninho pro contact fixar certinho, em todos os lugares.

tá encapado o bicho. yes, we did it.

agora vem a parte legal, que parece difícil mas é a mais simples de todas, SÓ QUE eu falhei miseravelmente em fotografar certinho porque já era 21h e eu tava cansada, nem lembrei. desculpa. tirei uma ou outra que deu pra pegar a ideia da coisa, confio que você consegue reproduzir e bem melhor que eu:

os BOLSOS do fichário! eles servem pra colocar adesivos, post-its, clipes e o que mais você quiser pra deixar lindo e prático.

corta um pedaço grande de papel cartão pra fazer o bolso principal e maior, e dobra 3 bordinhas, elas serão fixadas no fichário posteriormente.

eu esqueci de tirar foto disso, mas ó, é a mesma coisa que aqui, é só colocar o contact em volta do papel cartão, recortar os restinhos, dobrar bem as bordinhas PREVIAMENTE dobradas e colar fita dupla face por fora pra conseguir fixar.

deu pra entender? diz que sim!

fica assim, ó:

os bolsos pequenos ficaram bem fixados, o bolso grande tá meio solto, vou ter que fixar melhor com mais fita e talvez um pouco de super bonder

E, por fim, coloquei um elástico com florzinhas!

paguei R$ 3,50 nisso aqui, usei 10cm. acontece. segue em frente, foi barato.

as florzinhas eu costurei nele, pra fixar bem.

pra fazer o furo e passar o elástico, esquentei um prego com isqueiro e mandei ver. mas o furo já tava lá, só tive que furar o papel contact, então foi mais fácil, se o seu fichário não tiver um furo/elástico, você pode só fazer um elástico que contorne o fichário, sabe? não precisa ser fixo. já vi uma menina fechando o fichário assim e deu super certo também, foi até mais simples. queria ter lembrado disso ontem. droga.

achei um charminho isso daqui. incomoda um pouco porque agora o fichário não pode ficar totalmente plano na mesa, não tinha pensado nisso antes mas TO AQUI, AVISANDO VOCÊS. <3 beware.

PORQUE EU FARIA COM TECIDO? por causa de uns detalhes assim:

ou:

mas são coisas que só eu consigo ver, e no dia a dia nem incomoda. então beleza, pra agora foi legal, valeu a experiência.

Quanto eu gastei, ao todo:

Foi uns R$ 38 reais, porque eu tive que comprar a fita dupla face na papelaria, que custou OITO E CINQUENTA. se não fosse isso, teria sido 30 reais, contando o valor do fichário.

Valeu a pena fazer?

Ah, eu gosto de fazer arte. Rendeu umas fotinhos legais, um post pra cá… tá melhor do que o fichário antigo preto e sem graça, então sim, valeu a pena. O papel acabamento ficou meio meh, é a primeira vez que eu fiz, ficou com um pouco de… não é bem bolha, porque é como se ele não tivesse aderido 100% à superfície do fichário mesmo, e quando eu abro ele totalmente, ele desgruda um pouco atrás, mas quando eu fecho novamente o problema some. Basicamente, se você não tiver grana e tiver disposição, acho que vale a pena sim fazer, como um método a curto prazo. Acredito que o contact vá sujar, desgastar, etc com o tempo, então não é algo que vá durar a vida inteira, mas por alguns meses funciona, até eu fazer um de tecido ou comprar o Macaron que tanto quero e falei no outro post (acho que só ano que vem, hein). E aí, você gostou? Já fez ou viu algo parecido? Me conta nos comentários!

Já me segue no instagram? Lá eu posto fotos e coisas legais. Dá uma olhada.

Share Button

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Ninguém comentou aqui ainda, aproveita!

Notify of
avatar
wpDiscuz