Aprendendo sobre areia pra sanitário de gato

A longa jornada atrás da areia perfeita para os bichanos. Rapaz.

socorro esses gatinho tudo empilhado na caixa de areia <3

Lembrando que: não, você não pode só pegar um pouco de areia no monte que tá na frente da casa daquele seu vizinho que tá construindo alguma coisa. Primeiro porque isso provavelmente vai causar discórdia entre vocês, e segundo porque a possibilidade de transmitir doenças pro seu gatinho é grande. E você não quer seu bichinho sofrendo, né não? Muito menos gastar horrores com a máfia que é veterinário, certo? (desculpa se algum veterinário me ler. vc tá certo, eu que sou pobre mesmo.)

Então você precisa providenciar uma areia maneira, colocar em uma caixinha certa pra isso e pronto. Vai evitar dor de cabeça de várias formas diferentes. Aqui eu fiz um post que introduz o assunto, mas eu era iniciante nisso e agora to bem melhor.

Existem vários tipos de areia, e pra aprender sobre elas você pode acessar esse site, ou esse ou até esse aqui. O que eu vou falar hoje é sobre a minha experiência e o que eu e minhas gatinhas achamos das areias que testamos.

Antigamente, e como falei no post citado, eu usava a Pipicat, areia de argila. Mas com o tempo eu descobri que ela deixava o ambiente com muito cheiro ruim, não formava torrão de xixi (você vai aprender a AMAR isso futuramente), – pelo contrário, formava uma laminha nojenta no fundo da caixinha e também espalhava demais em volta. Mesmo usando um negócio pra deixar cheirinho bom (da mesma marca) ficava ruim. E o negócio é caro. Então desisti.

Mas pq eu usei por tanto tempo? Ah, costume, né. E também porque é barata. Eu pagava 7 golpes em um pacote de 4kg. Tem quem use a Pipicat perfumada e goste. Eu já usei e achei a mesma coisa, e não achei mais gostosinho o cheiro não. Vai entender.

Então, pesquisando, resolvi mudar e experimentar a tal da sílica. É Deus no céu e sílica na terra, pra alguns donos de gatos. Minha nossa senhora. Comprei. A da Chalesco.

O que ela promete? Diminuição de odor e maior duração. Olha, no pacote diz que dura até 4 semanas. Eu tenho duas gatas e só uma caixa de areia, então a duração cai pela metade, beleza. Botei a sílica, tirava o cocôzinho todos os dias – o xixi não, porque ele não forma torrão, é absorvido pelas pedrinhas e quando elas ficam mega amarelinhas, tá na hora de trocar.

Em alguns dias o cheiro já tava ruim, e em uma semana tive que botar a outra metade do pacote. Durou nem duas semanas direito, capengando.

Mas é aquele ditado né, vamo fazer o que. Cada dono de gato sabe o que é melhor pra ele. Nós não gostamos.

Então comprei a tal da Limpicat. Tava em promoção na blackfriday e parecia legal, let’s do it. E não é que gostei?

É diferente, tem um cheirinho… doce? Mas minhas gatas não tentaram comer não. Elas se adaptaram bem e eu achei que o controle do odor é ótimo. Não faz o Senhor Torrão de xixi sempre, mas quando faz é excelente. Gruda um pouco na caixa quando não faz torrão, mas é OK, o cocô é fácil de limpar e não suja tanto assim fora da caixa, acho que um tapetinho na entrada resolveria. Mas ainda não chegamos nesse nível de finesse. Pra limpar é fácil porque os grãozinhos caem pela pazinha de limpeza tranquilamente também. Iha!

Antes de declarar a vencedora eu quis testar a tal da Dbest, comprei a tradicional mesmo que não pode jogar os restos no vaso sanitário. Tava animada, um pacote foi R$ 10 e eu parecia que tinha comprado um brinquedo novo. Botei lá na caixa de noite e na manhã seguinte fui ver tal qual uma criança que espera o papai noel. Que decepção, meus amigos. Pudera eu ter tirado foto da situação pra vocês. Formaram-se torrões de xixi, junto com diversos torrões pequenos. A areia, que é extremamente fina – mas tem 2kg, não rendeu nada e antes de completar uma semana eu tava chorando e precisei trocar.

Daí eu experimentei a Gato Nobre, areia baratinha que minha mãe tinha mandado um pacote pra eu experimentar com as gatas. Tem pedras grandes (o que impede a passagem pelas frestas da pazinha higiênica) e absolutamente nenhum controle de odor, gostei não. E rende pouco, pq toda vez que vai limpar as pedras limpas acabam indo pro lixo junto, já que são muito grandes. As gatas usaram de boas, mas elas são maravilhosas e usam qualquer coisa, eu que sou exigente mesmo.

Ainda quero experimentar aqui em casa a Katbom, mas vai ficar pra próxima porque comprei vários pacotes de limpicat pra sossegar e parar de gastar descontroladamente.

Resuminho lindo pra você:

Pipicat (normal e perfumada)

Espalha pela casa: bastante
Cheiro: insuportável
Torrão de xixi: não faz
Empanamento de caquinha: não é bom não
Duração: razoável. um pacote dura duas semanas pra duas gatas
Preço: 7 reais a normal, 9 a perfumada
Quantidade: 4kg

Custo/benefício: 2/5

Sílica (chalesco)

Espalha pela casa: sim
Cheiro: não controla muito, continua forte
Torrão de xixi: não faz
Empanamento de caquinha: empana bem, mas como as pedras são grandes, faz a areia acabar mais rápido
Duração: baixa. um pacote não durou nem duas semanas pra duas gatas, porque foi acabando rápido demais
Preço: 20 reais
Quantidade: 1,5kg

Custo/benefício: 2/5

Dbest (tradicional)

Espalha pela casa: não muito, se tiver um tapetinho na entrada da caixa
Cheiro: insuportável
Torrão de xixi: faz bastante, até demais (pq suja toda a areia)
Empanamento de caquinha: bom sim, pq a areia é fininha
Duração: terrível, um pacote de 2kg não durou uma semana pras duas gatas
Preço: 10 reais
Quantidade: 2kg

Custo/benefício: 2/5

Gato Nobre

Espalha pela casa: não muito pq não gruda nas patinhas (pedras grandes)
Cheiro: bem, bem forte
Torrão de xixi: nadica
Empanamento de caquinha: não é bom, mas o cocô parece que ~seca~ melhor nessa
Duração: bom, um pacote duraria 2 semanas se eu não tivesse trocado
Preço: acho que 6 reais
Quantidade: 2kg

Custo/benefício: 3/5

Limpicat (a favorita aqui)

Espalha pela casa: um pouco
Cheiro: controla bastante, dá pra sentir mais na hora de limpar diariamente mesmo
Torrão de xixi: não é sempre, mas quando faz, é maneiro demais
Empanamento de caquinha: razoável
Duração: boa. limpando todo dia dura tranquilamente duas semanas.
Preço: 17 reais.
Quantidade: 2,5kg

Custo/benefício: 4/5

UPDATE 13 DE MARÇO/2017:

Por motivos de força maior (falta de dinheiro) e tbm pq a limpicat meio que… tava com cheiro forte demais, comecei a usar a Pipicat floral (pago R$ 27 o pacote com 12kg) misturada com farinha de mandioca crua. Sucesso, gente! Uso meio pacotinho de farinha por semana, colocando farinha na parte debaixo e em cima da areia, sempre que troco a areia toda e lavo a caixinha (uma vez por semana), diariamente eu só tiro os cocôzinhos. A farinha de mandioca faz o xixi virar torrão e ajuda muito com o cheiro. 9/10!

<3

Share Button

Você também pode gostar

Deixe um comentário

2 Comentários em "Aprendendo sobre areia pra sanitário de gato"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Hemanuela dos S. Araújo Paixão
Visitante
Hemanuela dos S. Araújo Paixão

Que tipo de farinha é essa?
acho que a farinha de mandioca que eu conheço é diferente. Não consigo imaginar funcionando.

wpDiscuz