Cuidando dos seus gatinhos: caixinha de areia

Olar. Primeiro a historinha da minha vida, depois um resuminho pra quem só quer ajuda.

No fundo: A Tonks dormindo, em todo seu esplendor.
No fundo: A Tonks dormindo, em todo seu esplendor.

Então, eu tenho duas gatinhas. A Tonks e a Charlotte. Tutu e Titi para os íntimos. Atualmente eu moro em um sobrado, então cuidar delas é relativamente fácil, porque elas tem uma área bem grande pra brincar, comer e… fazer caquinha. Assim que eu adotei elas eu comprei uma caixinha de areia fechada por achar que ajudaria a conter o cheiro das necessidades dos bichinhos. E ajudou bastante. Foi uns R$ 100 bem gastos.

caixinha fechada
A tal da caixinha fechada que eu falei ali.

Dentro, eu colocava serragem (dessas de hamster mesmo) porque minha irmã, que tem SEIS GATOS (!!!) me recomendou isso. É bem barato, e eu comprava esses pacotes de serragem prensada que duravam uma eternidade. Eu trocava a cada dois dias e boa.

Acontece que nem tudo é perfeito e minhas gatas foram crescendo e decidiram que o jardim de inverno, que possui terra e várias pedras com cerca de 4cm, era um banheiro muito mais apropriado.

Sem saber o que fazer, comecei a trocar a serragem todos os dias, pois li em algum lugar que gato, quando cisma que a caixa de areia está suja, para de usar. Também tentei de tudo pra afastar as criança do jardim: folha de alecrim, capim-limão, essência de lavando, disso e daquilo. Nada adiantava. E lhes digo que não é fácil limpar a caquinha de gato de pedras grandes. Não dá pra usar a pazinha. Dá-lhe água sanitária e água 🙁

Quando eu já estava quase desistindo, pensei no mais lógico: trocar a serragem por outro tipo de coisa.

Foi quando comecei a comprar a areia “Pipicat”, que custa tipo 6 reais, 4kg. É pra glorificar de pé, irmãos. Aí minhas gatas abandonaram o jardinzinho e voltaram pra caixinha tampada, felizes da vida com a areia nova.

Um amor chamado Pipicat.
Um amor chamado Pipicat.

Comprei uma pá higiênica igualzinha a esta aqui, pra limpar o cocôzinho delas todos os dias e pronto, problema resolvido.

Resuminho lindo e extremamente didático pra vocês:

♥ Que caixinha de areia eu uso?

Só não recomendo aquelas feitas em casa, de papelão. Porque molha com o xixi e vira a maior nheca, além de manter o cheiro ruim. Em todo petshop por aí tem várias opções, de preços variados. Se puder investir, compre uma igual a minha. Também acho bem legal essas propostas de fundo furado, daí é só puxar pra cima uma das partes e os dejetos ficam ali na parte de cima, e areia embaixo. É tipo a ideia da pazinha mas menos trabalhoso. Queria ter pensado em comprar isso antes.

Deu pra entender como funciona? Só deve ser ruim de lavar...
Deu pra entender como funciona? Só deve ser ruim de lavar…

♥ Que areia eu compro?

O importante é comprar alguma. Não, não pode roubar um pouco de areia daquele seu vizinho que tá construindo. Nem pegar na praia. Tá bem? Então tá bem. Essas areias possuem muitas bactérias e micróbios e coisas que você não quer no bumbum do seu gato, ou na pata dele. Até porque o bumbum do seu gato invariavelmente acaba no seu rosto em algum momento da vida QUE EU SEI. Ele gostam de dormir nas nossas bochechas. Acontece.

Então, areia. Eu uso a Pipicat normal de 4kg. Já testei a campestre e a floral (são uns 3 reais mais caras) e não notei diferença. Ainda quero comprar a de 12kg, mas por enquanto não achei nenhum lugar que vale a pena $$.

♥ Dura quanto tempo?

Olha, na embalagem diz que dura até quatro semanas. Comigo dura 2, porque eu troco uma vez por semana e a cada troca é meio pacote. Mas deve ser porque minha caixinha é grande e porque as minhas duas gatinhas usam.

♥ Como eu limpo? De quanto em quanto tempo?

O ideal é tirar os cocôzinhos todos os dias, né? Daí evita que o cheiro fique no ambiente e que a areia fique inutilizável mais rápido. Como eu disse, eu troco a areia toda quarta-feira, porque é o dia que o lixeiro passa. Mas eu tenho um maravilhoso balde que eu vou depositando as sacolinhas com as caquinhas diárias. Daí na quarta eu junto tudo no saco grande que eu jogo a areia e boom.

Em seguida eu lavo no tanque mesmo, com Veja ou qualquer coisa cheirosinha, seco e coloco a areia nova.

♥ Coisas que eu gostaria de ter mas não tenho

Dinheiro, tempo de sobra, cabelo rosa, um apartamento quitado e mobiliado, um carro do ano.

Mas sobre as coisas de gato: esses tempos vi uma parada muito legal da marca Pipicat também que são sacos plásticos pra colocar na caixa de areia. Basicamente você encaixa na parte debaixo da caixinha e faz tudo normalmente, mas na hora de trocar a areia, só fecha o saco e joga fora! Não precisa lavar a caixinha, é sensacional.

Eu já teria comprado, mas o tamanho não contempla a caixinha que eu possuo. Além do mais, eu já consigo ver minhas gatas furando o saco e estragando a brincadeira logo no começo 🙁 mas acho muito legal a ideia. Você pode fazer isso com sacos normais também, mas porque ousar se pode comprar o negócio certo?

Achei esse esqueminha em um blog muito suspeito por aí, mas olhem que bacana. Dá pra entender bem e ficar com inveja o suficiente, né?
Achei esse esqueminha em um blog muito suspeito por aí, mas olhem que bacana. Dá pra entender bem e ficar com inveja o suficiente, né?
Olha os saquinhos da Pipicat que eu falei.
Olha os saquinhos da Pipicat que eu falei.

♥ Aditivo antiodor

Como eu tive uma experiência meh com as areias com cheirinho gostoso, presumi que esses aditivos antiodor não funcionavam. Ledo engano, caro leitor.

Recentemente fui reabastecer a dispensa das minhas gordinhas e acabei comprando o da marca Pipicat (este post não é patrocinado pela marca. Mesmo. Mas poderia ser! Pipicat, me patrocina!!!). Paguei uns R$ 15 pela embalagem com 500gr e to adorando. O que eu comprei é o floral. A ideia é jogar em cima da areia toda vez que tira as caquinhas dos bichanos, que mantém o cheirinho bom no ambiente. Se tu mora em apartamento ou um lugar pequeno e/ou sem ventilação, isso é indispensável. Depois eu volto pra contar o que eu achei a longo prazo.

Wishlist: quero o campestre e o antibactericida. O primeiro tem um cheiro mais ameno e o segundo não tem cheiro at all, mas promete neutralizar o cheirinho ruim das caquinhas e ainda deixar a areia mais seca. Veremos.

♥ Onde eu compro tudo isso?

Olha, em teoria você deve achar em qualquer petshop decente na sua cidade. Aqui em Curitiba eu compro no “Rei dos animais”, porque o preço das coisas é melhor que em outros lugares, o atendimento é OK e eles entregam em casa <3 além do mais, foi o único lugar que achei a areia de 4kg por um preço tão baixo.

É isso, acho que falei tudo o que eu consegui lembrar sobre areia e higiene de gatos. Se restaram dúvidas, pergunte.

As fotos das caixinhas que mencionei, peguei do site Petlove. Nunca comprei lá porque acho caro, mas tá na wishlist também porque tem MUITA COISA LEGAL DEMAIS. 

Share Button

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Ninguém comentou aqui ainda, aproveita!

Notify of
avatar
wpDiscuz